(And like Icarus, I colide) – A igreja como Ícaro

(And like Icarus, I colide) – A igreja como Ícaro

O mito de Ícaro é um mito interessante:

O pai de Ícaro, Dédalo, um talentoso e remarcável artesão ateniense, tentou deixar o seu exílio na ilha de Creta, onde ele e o seu filho estavam presos nas mãos de Minos, o rei para o qual ele havia construído o Labirinto para confinar o minotauro (metade homem, metade touro). Dédalo, o artesão-chefe, estava exilado porque deu à filha de Minos, Ariadne, um novelo de linha de modo a ajudar Teseu, um inimigo de Minos, a sobreviver ao Labirinto e derrotar o minotauro.
Dédalo confeccionou dois pares de asas, usando penas e cera, para ele mesmo e seu filho. Antes de deixarem aquela ilha, Dédalo avisou ao seu filho não voar tão rente ao sol,pois o calor derretiria a cera, nem tão rente ao mar, pois a umidade deixaria as asas mais pesadas levandoó a cair no mar. Graças à enorme liberdade que voar deu a Ícaro, este cruzou curiosamente o céu, mas durante o processo ele veio rente ao sol, que derreteu a cera. Ícaro se manteve batendo as asas mas logo acreditou que já não lhe sobrava qualquer pena daquelas e que ele estava batendo apenas os seus próprios braços. E assim, Ícaro caiu no mar na região que recebeu o nome dele – o mar Icário próximo a Icaria, uma ilha a sudoeste de Samos.

Penso que assim como Ícaro, muitas vezes queremos realizar coisas grandes, grandes sonhos sem a preparação e os equipamentos necessários para isso.
Como estou no meio evangélico há algum tempo (pra ser generoso..hehhe), pude ver diversas boas idéias, bons planejamentos serem queimados pelo sol por falta de estruturação e material adequado para realização de tal obra.
Infelizmente muitos tem a cultura de que se Deus falou, então Ele fará tudo sozinho e somente usará seus instrumetos da maneira como quer e com isso muitos deixam de lado a preparação para o executar do plano do Pai.
Infelizmente presenciamos hoje o ativismo evangélico, ou seja, o cristão tem que fazer algo, tem que produzir fruto, a igreja tem que crescer, o evangelho tem que ser pregado a todas as nações. Temos presenciado uma igreja que não para, que não reflete suas ações, simplesmente age.
E com isso percebemos diversas atitudes mal tomadas, planos mal executados, falta de preparo, uma vez que para preparar é preciso parar e avaliar em que preparar e por que preparar.
Esquecemos que Jesus se preparou durante 30 anos para fazer sua obra. E sua obra de somente 3 anos. Se quisermos quantificar, Jesus se preparou 10 vezes mais do que agiu.
Porém, o sonho de Ícaro se repete. Temos um alvo grande, temos planos mirabolantes. Queremos salvar o mundo através de Cristo porém não nos preparamos e nos capacitamos com os aparatos necessários para isso. E assim, vem o sol do ativismo, da não compreensão da proposta do reino, e queima nosso vigor, nossa beleza e nossa simplicidade.
E com isso, segue a instituição com suas asas de cera…

Fabrício Veliq
09.01.10 19:22

COMMENTS (6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *