Ciências da Religião e Teologia: passos em direção ao público

Ciências da Religião e Teologia: passos em direção ao público

Talvez um dos maiores desafios da teologia atual brasileira seja estar em diálogo com as outras áreas de ensino. Ainda que vemos, em alguma faculdades teológicas, um crescimento do aspecto transdisciplinar e interdisciplinar no estudo teológico, ainda o campo se mostra bastante incipiente.
Por muito tempo, e ainda hoje, muitos ambientes ainda ligam o estudo teológico a uma questão confessional. Ainda é comum a ideia de que quem é estudante de teologia, o é porque tem o intuito de se tornar um padre ou um pastor, ou abrir algum tipo de igreja. A noção de que teologia é somente para falar a respeito de dogmas e questões relacionadas à fé, infelizmente, é a que mais permanece dentro do imaginário popular e também universitário. Um exemplo disso é que não há, em todo o sistema universitário federal o curso de Teologia e somente em três universidades federais (Paraíba, Sergipe e Juiz de Fora) existe o curso de graduação em Ciências da Religião. Isso mostra o grande desafio que essas duas áreas tem de enfrentar atualmente.
É louvável o movimento que tem sido feito por parte de alguns cientistas da religião, bem como teólogos e teólogas para que a teologia e também a ciência da religião entrem ainda mais dentro de uma esfera pública. Recentemente, uma nova área na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) foi criada com o nome de Ciência da Religião e Teologia. Esse feito é de grande importância para a área, uma vez que essa se torna autônoma e não mais como uma sub-área da Filosofia, como o era há muito tempo.
Essa criação também é um grande passo para um trabalho ainda mais conjunto entre os campos de ciências da religião e da teologia que, embora tenham diferenças e diferentes formas de se fazerem, são áreas com grandes proximidades e que podem e devem complementar uma a outra.
Diante disso, percebemos um começo para que tanto a teologia, quanto a ciência da religião entrem nos meios universitários e, consequentemente, também no espaço público por meio de suas pesquisas e inserções sociais.
Ao mesmo tempo, como todo começo, também é necessário maior esforço para se consolidar como área que tem a contribuir para a sociedade e para a academia. Tanto a Ciência da Religião quanto a Teologia, mesmo com suas maneiras diferentes, contribuem grandemente para uma sociedade mais harmoniosa e mais consciente a respeito tanto das questões de fé, quanto também de todo contexto antropológico, filosófico e psicológico envolvidos e misturados na cultura de nosso povo.
Vivemos em um país predominantemente cristão, contudo, em sua maioria o conhecimento religioso e teológico se mostra extremamente pobre tanto entre católicos, como entre protestantes (os dois grupos de maior expressão no cristianismo brasileiro). Diante disso, esses passos merecem destaque e merecem nosso total apoio, na esperança de que um dia, tanto as Ciências da Religião como a própria Teologia voltem a ser de caráter público e reconhecidas na sociedade como áreas que podem contribuir muito para o desenvolvimento do nosso país.

Alegremo-nos com cada passo dado e continuemos lutando e apoiando essa causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *