Texto despedida OBMEP 2013

Texto despedida OBMEP 2013

Final de ano tem dessas coisas de despedidas.

Para alguns, somente mais uma despedida da OBMEP, para outros, a última despedida e para muitos, a primeira despedida de várias que virão em suas trajetórias obmepianas.

Nas despedidas lembramos as lições aprendidas. Tudo volta à nossa mente e faz-nos reviver esses momentos de aprendizado.

Despedidas nos fazem lembrar os diversos encontros que tivemos, as n dúvidas que carregamos, as diversas esperas que aguentamos com paciência, sejam aqueles que ansiavam o próximo encontro, sejam aqueles que torciam para que ele acabasse logo.

Nos dois casos era preciso a paciência. Mas sabe, gostamos de pensar que, talvez esses sejam os dois pontos principais para todo o estudante de matemática: a despedida e a paciência.

Olhar um problema sem ter a solução dele, pensar nele tentando resolver, cansar de tentar, voltar novamente à questão até que a solução se concretize na mente e assim, poder passar para o papel ou para o fórum do PIC e, dessa forma, se despedir dele.

Assim, a OBMEP, além de ensinar os cálculos e as relações lógicas existentes na matemática, se bem observada, pode trazer o rico ensinamento de que a vida também exige de todos nós paciência e despedida em seus diversos desencontros.

Mas a paciência e as despedidas trazem consigo a esperança. E nesse caso, a esperança de que veremos diversos de vocês novamente, alegrando nossos sábados, nos faz felizes e suscita em nós o desejo de ter a companhia de cada um nos encontros do próximo ano, sabendo que a despedida é somente momentânea e que, com um pouco de paciência, logo os veremos novamente conosco.

Assim, nos despedimos com tenra paciência.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo

OBMEP – 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *