Sobre o amar ao mundo

Sobre o amar ao mundo

Há alguns dias veio em minha mente o versículo canônico de João 3:16 aquele que fala que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna. Versículo sempre decorado por todas as crianças que, como eu, nasceram dentro de uma igreja protestante. Mesmo depois de tantas lidas desse versículo, nunca tinha pensado em um ponto muito interessante: que esse princípio de que Deus amou ao mundo e que essa escolha de amar o mundo que o fez enviar seu Filho a nós se contrapõe com o discurso maciço da ala mais neo-pentecostal de que não devemos amar ao mundo baseado em 1 João 2:15 (não ameis o mundo nem aquilo que no mundo há, se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele).

No entanto, penso que é importante entendermos que mundos são esses falados por João.
O do evangelho, fala do mundo enquanto lugar e o a carta de 1 João fala do mundo enquanto sistema corrompido, caído e vitimado pelo pecado que entrou no mundo.
A esse mundo que não devemos amar visto ser mal, cruel, sem misericórdia, distante de Deus e é contra isso que Paulo nos orienta a não nos conformarmos com este século.
Agora, o mundo enquanto as pessoas e as diversas formas de vida que há nele, Deus amou e continua amando até hoje. Mundo enquanto jardim criado por Deus para habitação do homem para cuidar dele.
A esse sim devemos amar e cuidar dele. Esse mundo que Jesus, em sua fala, nos incentiva a admirar. Lembro de falas do tipo: Observai os lírios no campo, sabeis perceber o tempo, olhem as andorinhas e em várias outras passagens percebemos esse olhar para o mundo em Jesus.
Penso que esse mundo deve ser amado e esse amor ao mundo é que nos fará querer transormá- lo com nossa força e ação.
Penso que há um grande problema naqueles que entendem e ensinam de forma errada esse “não amar ao mundo” de 1 João criando n prosélitos que destroem o planeta enquanto pensam que salvam suas almas, esquecendo que cuidar do planeta foi uma das primeiras ordens dadas ao homem no Éden.
Pensando assim, chego a conclusão de que quero amar a esse mundo e tudo o que nele há assim como Deus amou o mundo e tudo que nele há.
Como o amor de Deus trouxe salvação ao homem, assim nosso amor ao mundo também deve levar salvação ao mesmo em todos os aspectos reconhecendo que cuidar como mordomos do planeta e das pessoas sempre fez e faz parte da proposta do reino revelada por Deus e manifestada ao mundo na pessoa de Jesus.
E assim, pensemos e amemos ao mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *