Hoje pensei sobre evangelismos…

Hoje pensei sobre evangelismos…

Há alguns dias fui chamado para participar de um evangelismo. (Acho evangelismos interessantes desde que o mesmo seja um evangelismo responsável. Mas o que considero um evangelismo responsável? Pra mim, o evangelismo responsável é aquele que prega a palavra e, uma vez que ela é aceita, o que aceitou tem um discipulado para se manter no caminho de Cristo. Percebo na maioria das igrejas evangélicas de hoje, o evangelismo que considero irresponsável. Simplesmente fazemos prosélitos e não discípulos. Se atentarmos para a grande comissão, Jesus nos mandou fazer discípulos e não prosélitos. Prosélito é todo aquele que se converte a uma religião que não tinha antes ou qualquer um que adere a uma doutrina ou sistema. Os fariseus da época de Jesus faziam muito isso, motivo que foram até condenados por Jesus devido a essa prática. Fazer um prosélito não é tão complicado assim: basta ter uma boa oratória e uma boa fundamentação que conseguimos convencer qualquer um que esteja disposto a ouvir nossos argumentos. Fazer um discípulo, por outro lado, é bem mais complicado. Exige disponibilidade, perseverança e muito amor por parte do discipulador. Pra mim, o evangelismo responsável passa por aí). Parênteses a parte, nesse dia comecei a pensar sobre o porquê evangelizar, como fazê-lo e como apresentar a proposta do reino. Quanto ao porquê,  a questão de Jesus ter ordenado, já é suficiente. Não precisamos de mais nada. Comecei a pensar então, que para que alguém aceite a  proposta do reino é necessário que o mesmo acredite nas premissas do evangelho. Ou seja, é preciso que, de alguma forma acredite na Bíblia. Se caso ela não acredita, inútil seria basear-se nela para convencer do caminho de Cristo uma vez, que toda nossa fundamentação está lá. Não digo com isso que só podemos conhecer Cristo através da Bíblia. Penso que existem várias outras formas de conhecê-lo uma vez que Deus não é limitado em nada e faz aquilo que quer da forma que quer e isso abre grande porta para o evangelismo do reino motivado pelo Espírito Santo mesmo sem o conhecimento da Bíblia.
Pensei então que o evangelho só faz sentido se assumirmos o princípio representativo de Adão e de Jesus. Ou seja, nos tornamos pecadores em Adão e nos tornamos santos através de Jesus. Somente aceitando essa representatividade que é possível pregar e viver todo o evangelho.
Não sei por que comecei a pensar nessas coisas, talvez por não ter nada pra fazer no dia desse chamado. De toda forma, acho interessante pensar sobre isso.
Penso que deveríamos buscar fazer discípulos e não prosélitos. Fazendo prosélitos ganhamos multidões, fazendo discípulos, talvez alcançaremos somente um, mas o um que vale mais que o mundo inteiro…
Pense nisso…

Fabrício Veliq
01.04.10 – 16:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *