quando não se tem nada para falar…

quando não se tem nada para falar…

Quando não se tem nada para falar, o melhor a fazer é ficar sem falar nada.
Percebo que muitas vezes queremos ter uma opinião sobre tudo e até mesmo a sociedade nos impõe que temos que ter uma opinião sobre todas as coisas que chegam para nós.
Mas que mal há em não ter opinião sobre algum assunto? Somos menos inteligentes por isso? Quem nos condicionou ao conhecimento holístico?
Sábio não é o que conhece sobre tudo, mas que pondera sobre tudo o que lhe é apresentado. Dessa forma, procuremos ser sábios. Ser sábio é melhor que ser conhecedor.
Talvez se ponderássemos mais sobre as coisas, viveríamos mais tranqüilos e seríamos mais felizes. Infelizmente queremos sempre ter razão sobre as coisas, queremos sempre está certo.
Conheço pessoas que querem sempre estar certos e sempre se justificarem sobre o porquê de se fazer as coisas desse ou daquele jeito. Questiono se essas pessoas são sábias ou se são pseudos conhecedoras. Quem sabe, não precisa mostrar que sabe, os outros sempre perceberão que ele sabe.
A sabedoria se mostra na simplicidade, o conhecimento se manifesta quando precisamos dele.
Não digo com isso, que não devamos conhecer sobre as coisas. Quanto mais conhecemos, melhor para nós embora em certos casos, a ignorância seja uma dádiva dos céus, porém não devemos deixar que a busca pelo conhecimento nos faça altivos, não devemos deixar que nos cegue a ponto de não enxergarmos o mais importante que existe no mundo que são as pessoas.
Pessoas são mais importantes que conhecimentos. É melhor quem tem grandes amigos do que aquele que possui todos os conhecimentos do mundo. Se puder juntar os dois, estará no melhor dos mundos.
O conhecimento traz o poder, as pessoas trazem simplesmente elas mesmas, seus anseios, seus sonhos e seus ideais. Quando você tem as pessoas aliada ao conhecimento, a decisão é usar isso para o bem ou para o mal.
Busquemos o conhecimento, mas busquemos as pessoas também. Se tiver que escolher entre um e outro, escolha as pessoas. O conhecimento virá com elas e para elas. Vivendo assim, acredito que chegaremos mais próximos daquilo para o qual fomos criados. Amar a Deus com toda nossa força e entendimento e ao nosso próximo como sendo nós mesmos.
Fabrício Veliq
03-09-08 08:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *