Sobre poemas….

Sobre poemas….


Estava pensando:

o que será que passa na cabeça de alguém quando vai escrever um poema?
será que o desejo de agradar alguém, será que é o desejo de ser lido e gostado, será que é um desabafo da alma que precisa colocar em versos o que não consegue colocar verbalmente?
ou será simplesmente que é a criatividade de quem escreve?
Acredito que trazer palavras que soam e combinam bem umas com as outras em linhas que geralmente seguem uma métrica entre os versos e suas estrofes seja a parte menos difícil de um poema. Menos difícil pois nosso amigo dicionário sempre pode estar presente para nos ajudar.
Vejo poemas como sentimentos em versos. E essa é a parte difícil. Sentimentos não são encontrados em dicionários. Geralmente não fazemos poemas de amor ou de ódio com meras descrições do que isso seja. Mas como colocar sentimentos em palavras? Talvez seja isso que faça um poeta, essa capacidade de dizer o indizível, de fazer o outro sentir o que é sentido por quem escreve.
Sentimentos porém são passageiros, mas quando estão em um poema se eternizam pelo poder do que está escrito. Ou seja, quando leio um poema, leio o sentimento de quando foi escrito, sentimento esse que pode ser o mesmo ou ter mudado totalmente. Mas independente do sentimento atual, sempre encontra um coração que absorve esse sentimento.
Acho que por isso que devemos escrever livros e anotar os pensamentos. Irmotalizamos os sentimentos, irmotalizamos as revoltas, as crises, as alegrias. Enfim, imortalizamos nós mesmos através de nossas linhas.
Ah se a imortalidade de nossos escritos fosse capaz de evitar o sofrimento alheio, não seríamos meramente poetas e escritores, antes da alma, consoladores.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *