igreja e os Galileus Galileis

igreja e os Galileus Galileis


Constantemente tenho percebido as convicções que devem ser mantidas em segredo devido à falta de conhecimento e maturidade da massa. Em toda história, percebemos que geralmente os galileus se encontram em confronto com o meio religioso. Agora, até que ponto abrir mão de ensinar uma convicção em detrimento da ignorância alheia é interessante ao povo. 

Em Romanos vemos uma atitude de amor no sentido que não devo fazer algo se meu irmão vier a se escandalizar. Concordo com Paulo que não é correto que outro peque para si devido ao meu conhecimento, mas infelizmente percebo é que, geralmente, a igreja não trabalha a mentalidade de seus membros a fim de alcançarem uma maturidade espiritual ao ponto de discernirem as diversas idéias que há no meio cristão. Mas por que isso acontece? O que a igreja ganha alimentando a imaturidade de seus membros?
Não podemos negar que imaturos são mais fáceis de serem controlados bem como de serem convencidos. O que percebo é que essa atitude é lucrativa simplesmente para os líderes que querem caminhar por si mesmos. Como resultado disso, vemos diversas ovelhas seguindo a um pastor que não é ovelha do real pastor. 
Para mim, a proposta de Cristo manifestada enquanto estava conosco é totalmente a oposta. Os discípulos nunca pensaram tanto antes de Jesus. O Reino de Deus é um reino em que se pensa e o próprio Cristo levantou questões antes não questionadas. Como exemplos, cito essas duas:
– Como pode o filho do homem ser filho de Davi, se este lhe chama de Senhor?
– É lícito curar alguém no sábado?
Foram perguntas que nunca havia sido feitas e que causaram certo incômodo aos doutores da lei.  Doutores esses que não entendiam o princípio dessa lei, mas antes a letra em si. Nesses simples exemplos percebemos o interesse de Cristo em que pensemos. 
Mas e os galileus, o que a igreja ganha com eles? A melhor resposta que acredito é que seja nada. 
Será que tornar um galileu é simplesmente aceitar a imposição do sistema vigente? 
Considero felizes os que conheceram e conviveram com os diversos galileus na história da igreja. Felizes também os galileus que se mantiveram vivos, livres da fogueira da inquisição, mas com certezas que fogueira nenhuma podia queimar.
Quem dera a igreja mandasse seus membros para conhecerem os diversos galileus existentes em seus templos. Com certeza se tornariam igrejas mais fortes e arraigadas nas verdades do Reino de Deus.
O importante é perceber que Galileu não somente apoiou a idéia de Copérnico de que a Terra girava em torno do Sol, mas havia provas matemáticas para tal resultado. Ou seja, ser galileu não é somente apoiar algo contra o sistema vigente, mas sim, através de bom embasamento, mostrar a verdade. 
E assim os galileus continuaram importunando os sábios e detentores do poder. Felizes os que conhecerem os diversos galileus espalhados. A esses competirá a alegria de saber a verdade além do óbvio…

Eppur si muove!” – Contudo ela se move

In Jesus
Fabrício Veliq 29/01/09 
16:29:35

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *